Endereços
Leblon Academia da Cachaça

Rua Conde Bernadotte, 26
Tel.(21) 2529-2680 (21) 2239-1542

Barra Academia da Cachaça
Cond. Condado de Cascais
Av. Armando Lombardi, 800 - Loja 65- L
Tel. (21) 2492-1159 (21) 24937956

Rio de Janeiro. R.J. - Brasil
 
Feijoada todos os dias.
Almoço brasileiro, de 2a a 6a feira até às 16 hs

 
Ardente Chique Festa Mineira Decano Vinte anos Balada Verdadeiro ou Falso Wallpaper Le Monde Guia

____NOTÍCIAS____27/08/2005 - O Globo_________________________________

 


 

Ardente Chique 

Heloísa Marra

“Bagaceira, brasa, danada, engasga-gato, goró ,  perigosa, patrícia, quebra-munheca, veneno. Esqueça a nomenclatura mais popular. A moda agora é chegar num restau­rante e pedir a carta de ca­chaças . A mais elaborada é a da Academia da Cachaça, com 70 marcas, feita pela professora Maria das Graças Cardoso, do Departamento de Química Orgânica, da Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas. Pioneira no ramo, criada em  85 pelos sócios Renata Quinderé , Hélcio Luiz dos Santos e Edméa Falcão , a Academia está sempre inovando com drinques, como o Brasil ao Cubo, criado pela bartender Deise Novakowski : três cu­bos de gelo, um de lima-da-pérsia , outro de limão e um terceiro de jabuticaba se dissolvendo ao sabor da ca­chaça , que, hoje engarrafada com design e produzida com qualidade, ganha status nacional e internacional”...

“A temologia da produção também se sofistica garantida por excelentes laboratórios de controle de qualidade como o da Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas, montado em 96 pela professora Maria das Graças Cardoso. Detalhe: Maria das Graças não bebe mas sabe tudo.
- Oferecemos aqui o primeiro curso de pós-graduação lato sensu à distância de tecnologia da cachaça. Dura dois anos e tem um currículo que engloba do plantio à exportação – conta a professora , responsável pela cachaça Rainha da Cana, exportada para a Carolina do Norte. Como reconhecer urna caninha da boa? Ela esclarece:
- Ela tem que estar dentro dos padrões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Todo produtor precisa fazer um laudo de seis em seis meses e o cliente pode cobrar esse laudo. Pela garrafa, numa primeira análise,   é possível verificar a qualidade examinando uma certa oleosidade e a não-ardência nos olhos e no nariz. Nas garrafas envelhecidas, o álcool retira os componentes da madeira, que colorem o líquido de acordo com o barril. O de Jequitibá gera coloração rosa e o de carvalho, amarelo-ouro -explica a professora.

Para os iniciados ou candidatos a entrar no mundo da azulzinha, um primeiro passo é degustar, neste fim de semana, uma dose de Corisco ou de Coqueiro, comendo receitas de camarão ou lula no 23º Festival de Pinga da simpática cidade de Paraty ” .